Monday, October 30, 2006

Helsinki VS Saint Petersburg

...duas cidades tão próximas no espaço e tão afastadas no tempo!

A população da Finlândia é de 5 milhões. A cidade de São Petersburgo alberga 5 milhões. SP é uma cidade imperial, com uma arquitectura imponente, mais de 2000 palácios. HSK é uma das capitais mais calmas da europa; SP é caotica. Em HSK o conceito de fila de transito são os 20 minutos que se demora a percorrer a Mannerheimentie na "hora de ponta". Em SP às 22 ainda há gente a tentar ir para casa depois do trabalho; demoramos 3h para percorrer 25 km: 2h30m para sair da cidade e 30 minutos para os restantes 15km. Em HSK os meios de transporte preferidos por 90% dos habitantes são a bicicleta, tram, autocarro e metro. Em 40 minutos conseguimos ir duma ponta a outra da cidade. Na russia 1 L de gasolina custa 20 rublos (cerca de 65 centimos), o que faz com que o transito seja caotico. Em HSK podemos andar com a carteira a vista, atravessar a rua sem olhar desde que esteja verde, respirar no centro da cidade e beber agua de qualquer torneira. Em SP devemos ter atençao a tudo o que temos de valor, olhar 3 ou 4 vezes antes de atravessar mesmo nas passadeiras ou quando esta verde porque há ladas de todas as direcções sempre na maior das velocidades e sem se preocuparem a minima com os peões (nem sequer com os sinais ou com os outros veiculos). O ar em SP é muitissimo poluido (a 60 cent aquilo mais parece gasoleo agricola) ; a canalização está infestada de giardia lamblia...
Em HSK 1L de vodka custa 10 euros; em SP 3/4 euros, mas vê-se muitos mas muitos mais alcoolicos em HSK.
Em HSK as lojas fecham as 17/18h, as 20h ja não se vê vivalma nas ruas; em SP as lojas fechamas 22h, as 24h a cidade ainda esta viva. Os neons da Nevsky Prospekt continuam brilhantes e glamorosos e o frio não hiberna as pessoas.
Em HSK (quase) toda a gente fala inglês, especialmente as pessoas relacionadas com os serviços. Em SP (quase) ninguem fala inglês: mesmo os jovens e na verdade nem sequer fazem um esforço para perceber- tudo esta escrito em cirilico e apenas os sitios mais turisticos tem algumas traduçoes nós ate so pediamos que fosse no nosso alfabeto)
Em SP é a cidade do Hermitage - 2º maior museu do mundo - com colecções de Rembrandt, Picasso, Gauguin, Caravaggio, Da Vinci, Van Gogh (entre milhares de outros -mundialmente conhecidos ou nem tanto) que fica situado no fantastico palacio de inverno dos Czars e cujas salas são em si excelentes obras de arte. É tão grande que algumas salas tem 3 "andares" de quadros e ainda ha milhares de peças que estão guardadas na cave à espera de espaço. O hermitage é gratuito para estudantes. HSK tem alguns museus (minusculos quando comparamos com qualquer um de SP) mas que um estudante tem que dispender em media 4 a 6 euros para visitar.
Em SP por trás duma fachada imponente encontramos sujidade e pobreza. Em HSK por trás duma fachada simples encontramos tecnologia e conforto.
SP é sem duvida para visitar, mas acho que acho que nunca conseguia viver lá; HSK aparentemente não tem muito a oferecer ao turista mas sinto-me em casa aqui...

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?